HISTÓRIA
FUNDAÇÃO
O então PX Clube de Caxias do Sul foi fundado em 25 de abril de 1980, nas dependências do Restaurante Gianella, localizado ao lado do Museu Casa de Pedra no Bairro Santa Catarina em Caxias do Sul.
A comissão estatutária foi composta por Lauro Luiz de Medeiros, Pedrinho Ferrarini, Ernani Vieira Stradiotto, Waldomiro Pacheco dos Passos, Sérgio Eulálio Schumacher, Romeu Modesto Fávero e Pedro Bira De Lamare.
PRIMEIRA DIRETORIA
Presidente: Lauro Luiz de Medeiros
Vice Presidente: Sérgio Schumacher
1º Secretário: Ernani Stradiotto
2º Secretário: João Romário Graff
1º Tesoureiro: Pedrinho Ferrarini
2º Tesoureiro: Romeu Modesto Fávero
Diretor Técnico: Sérgio Schumacher
Dir. de Patrimônio: Roni da Silva Chaves
Relações Públicas: Luiz Carlos Monteiro de Barros
Dir. de Promoções: Renê L. Pederneiras
CONSELHO FISCAL
Presidente: Vitor Mário Scipione Chiesa
CONSELHO FISCAL
Titulares: Joacir Meireles e Juvelino Dalamico
CONSELHO FISCAL
Suplentes: Ivan Medeiros, Mauricio de Paula dos Reis e Hélio Cunha
Já, em 04 de dezembro de 1982 o estatuto social sofria sua primeira alteração, passando a razão social de PX Clube de Caxias do Sul, para PXPY Clube de Caxias do Sul, alteração que viria a permitir a união dos operadores da Faixa do Cidadão com a dos do Serviço de Rádio Amador.
Os endereços provisórios do PXPY Clube de Caxias do Sul foram na Rua Marechal Floriano nº 2121 (Centro), Av. Júlio de Castilhos nº 3012 (Centro), Rua Coronel Flores nº 585 (São Pelegrino), Rua Angelina Michelon nº 260 (Lourdes), Pavilhões da Festa Nacional da Uva, Réplica de Caxias Antiga, Casas XIV e XV e nas dependências do Lanifício Gianella na Rua Vereador Dionísio Sandi nº 221 no Bairro Santa Catarina.
E em abril de 1991 o PXPY Clube de Caxias do Sul passou a utilizar sede própria onde permanece até os dias atuais, situada na Rua Ângelo Adami, nº 50 no Bairro de Santa Corona em Caxias do Sul.
Em 1997 é criado o Departamento de Escotismo, iniciando a parceria entre o PXPY Clube de Caxias do Sul e o Grupo Escoteiro do Ar Caxias do Sul - GEAR.
GRUPO ESCOTEIRO TRADICIONAL DO AR CAXIAS DO SUL - GETAR 05RS
O então Grupo Escoteiro do Ar iniciou suas atividades em 11 de junho de 1960 nas dependências do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea como Grupo Escoteiro do Ar 96/RS, sendo o primeiro grupo escoteiro fundado em Caxias do Sul.
Os fundadores do GEAr 48/RS foram o 1º Tenente Silvio Fricks, Davi Andreazza, Plinio Lenz, Dr. Mário Leitão, Dr. Virvi Ramos, Antonio Modena, Frederico Fedrizzi e Mauro Modena.
Em 1967 o Grupo paralisou suas atividades voltando somente no ano de 1983 como Grupo Escoteiro do Ar Caxias do Sul - 48/RS. Este retorno contou com a iniciativa do Dr. Cândido Tadeu Amaral, Carlos Alberto Finimundi e Luiz Telmo Engelsing.
O GEAr foi o único Grupo Escoteiro da região Nordeste do Rio Grande do Sul a manter uma Tropa de "Escoteiros do Ar", sendo que a partir do ano de 1995 o grupo passou na íntegra para a modalidade do "ar" alterando seu nome para o atual.
O PXPY Clube de Caxias do Sul, desde o ano de 1984 participava dos concursos de rádio que reúnem escoteiros de todas as nações (Jamboree no Ar) e em 1995 (ano em que o PXPY Clube comemorava seus 15 anos de fundação) o Ch. Renê Barreiro do 26º Distrito Escoteiro, apresentou o GEAr ao PXPY Clube, apontando com um dos tantos grupos a participarem do 38º Jamboree no Ar.
Deste contato surgiu um embrião, o de construir uma parceria objetivando fomentar tanto o radioamadorismo quanto o escotismo e em janeiro de 1996 o GEAr, em parceria com o PXPY Clube iniciava esta caminhada participando semanalmente da Rodada Baden Powell na banda de 80 metros que culminou com a participação massiva no 39º Jamboree no Ar.
Em janeiro de 1997 o PXPY Clube de Caxias do Sul cria o Departamento de Escotismo, sendo os primeiros representantes do então GEAr, ZZ3NFM Nelson Franco de Melo (atual PU3NFM) e ZZ3CSC Carlos Santa Catharina.
Em 04/06/2021 o Grupo Escoteiro passou a integrar a Federação de Escoteiros Tradicionais (FET) onde permaneceu até outubro de 2021, quando passou a fazer parte da Associação Potiguar de Escoteiros Tradicionais (APETBR).
Radioamadores e escoteiros alimentando esta parceria e hoje a sede da Rua Ângelo Adami, 50 no Bairro Santa Corona em Caxias do Sul é mantida pelas duas entidades, onde o GETAR 05RS desenvolve suas atividades semanais sempre aos sábados das 14:00 às 17:00 horas.